Ler Pra Quê?

Por que você deveria ler Honra?

Até onde você iria para defender a sua honra?

Hoje nós vamos até Biward, na Índia, para conhecer a história de duas mulheres corajosas que tentam descobrir quem são em meio à uma sociedade dividida pela cultura de seu país.

Duas mulheres com histórias diferentes, mas que compartilham de um mesmo sentimento em relação à uma sociedade que busca impedi-las de serem quem são.

QUEM É MEENA

Logo no início do enredo, conhecemos Meena, uma jovem hindu que está com sequelas de um terrível acidente causado por um incêndio criminoso em sua casa. Ela teve 70% de seu rosto desfigurado e está ajudando uma jornalista americana ao dar seu depoimento sobre o que lhe aconteceu. 

A esperança é de que essa tragédia possa ajudar outras mulheres a se libertarem dos atentados de uma sociedade influenciada pela cultura, onde a mulher não tem voz. Meena suspeita que foram seus irmãos (os quais ela ajudava a sustentar com o seu trabalho diário) que atearam fogo em sua casa e de Abdul, seu marido. Ao que tudo indica, o motivo era a diferença das castas as quais as famílias pertenciam.

Enquanto de um lado temos a família de Meena, que pertencem aos hindus, do outro lado, temos Abdul como mulçumano. De acordo com o casamento na Índia, castas superiores casam entre si, isso quer dizer que, no caso de Meena e Abdul, ele seria impuro para que o casamento fosse realizado.

Sabendo desses fatos, Meena autoriza a jornalista Shannon a compartilhar a sua história a público, para que mais vozes possam ser ouvidas. Mas um acidente inconveniente impede que Shannon conclua seu trabalho e ela o acaba direcionando a outra jornalista.

Livro e luva de Honra.

QUEM É SMITA

Smita é uma jornalista indiana-americana que é chamada por Shannon para ir até o hospital, na Índia, onde ela está se recuperando de seu acidente. A princípio, Smita acredita que foi chamada para cuidar dela enquanto estiver internada, mas logo percebe que caiu em uma armadilha.

Smita tem um passado difícil na Índia, e por esse motivo, ela sente um pouco de pesar ao ter que ir até lá novamente, mas desta vez à pedido de uma amiga.

Shannon lhe apresenta seu amigo Mohan, o qual vai acompanhar Smita durante toda a sua jornada na Índia. O motivo pelo qual ela foi convocada é que Meena precisa ser ouvida, e somente ela pode dar continuidade à todo o trabalho que Shannon começou.

Com o passar do tempo, Smita começa a relembrar os motivos que a fizeram se afastar da Índia e a quase odiar o lugar onde nasceu. Através da história de Meena, ela percebe a importância de ajudar aquela mulher, mãe e esposa que está apenas lutando para sobreviver ao julgamento de uma sociedade que diminui os seus valores só por ela ser mulher.

Mas é durante essas descobertas de Smita que muitos de seus segredos também são revelados e ela também terá que lidar com todas as sombras de seu passado.

Miolo do livro Honra.

O KIT DA TAG INÉDITOS

O Kit de Outubro/2022 da TAG Inéditos é composto por:

1. Livro com brochura: 

2. Box Colecionável; a luva refere-se a uma reflexão da personagem nas próximas páginas: “o que exatamente fazia dele um muçulmano? Eu me imaginei examinando uma longa fileira de mãos. como saberia quais eram muçulmanas?”

3. Marcador de Páginas;

4. Revista sobre a obra; 

5. Mimo: Smita faz várias pausas para apreciar um cafezinho enquanto tenta ajudar no caso de Meena. Por isso, o mimo do mês foi fruto de uma parceria com a Veroo Cafés. Recebemos três sachês de café especial 100% Arábica (10g cada) torrado e moído.

Kit de Outubro da TAG Inéditos.

A AUTORA

Thrity Umrigar nasceu na Índia e é jornalista há dezessete anos. Ela escreveu para o Washington Post, o Cleveland Plain Dealer e outros jornais, e contribui regularmente para as páginas sobre livros do Boston Globe. Thrity é vencedora do Cleveland Arts Prize, do Lambda Literary Award e do prêmio Seth Rosemberg. Ela ensina escrita criativa e literatura na Case Western Reserve University

Autora de A distância entre nós, A hora da história e outros, tem um PhD. em língua inglesa e mora em Cleveland, Ohio.

Autora Thrity Umrigar.

CONFIRA NOSSO VÍDEO RESENHA

Honra é um daqueles livros que te levam a dois extremos muito rapidamente: ou você se choca com a triste realidade de uma cultura resistente ou você se emociona com as lições que o livro te ensina.

Um livro que nos fala sobre a coragem de ser quem você é, quando tudo ao seu redor busca mostrar o oposto. Perdoar o passado é deixá-lo ir. E é sobre isso que devemos refletir.

Confira o nosso vídeo resenha que preparamos para você:

Se você gostou desse conteúdo, convido você a compartilhar esse post com todos os seus amigos! 

Eu fico por aqui,

mil beijos literários e até a próxima!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x