Ler Pra Quê?

COMO SER UM BOM LEITOR

Todo leitor se esforça para ser bom. Mas a pergunta é: como saber que você é um bom leitor?

Esse artigo não é para provar se você é bom ou ruim, mas para que você perceba os significados do que é ser um leitor (e também, conseguir ter mais eficiência na hora da leitura).

Por isso, separamos alguns tópicos para você entender a importância de ler bem.

Defina o seu objetivo

Pode parecer algo engraçado para alguns, mas citando Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, é exatamente sobre isso.

Você deve se perguntar qual é o verdadeiro motivo para retomar o hábito da leitura. Talvez, o seu objetivo seja para conseguir estudar melhor, para conhecer outras histórias, para melhorar a escrita, para vencer a preguiça… Enfim, existem vários motivos, mas se pergunte, qual é o seu.

Quando você define qual é o seu objetivo com a leitura, tudo se torna mais claro para você e, consequentemente, retomar o hábito não se torna um fardo, mas um estímulo para que alcance os resultados esperados. Assim você evita a frustração e consegue se divertir no processo.

Anote tudo o que puder

Uma dica valiosíssima, que muitas pessoas bem sucedidas utilizam é anotar tudo o que for importante. Como temos uma memória de curto prazo, é muito fácil esquecer de alguns detalhes do livro que você está lendo.

Existem pessoas (como eu) que não gostam de rabiscar os livros, por isso, no mundo cheio de possibilidades em que estamos, utilizar os post-its (coloridos inclusive), ajuda a demarcar os principais pontos do que você está lendo, seja para não esquecer, ou para consultar mais tarde (daqui a anos, por exemplo).

Já para quem usa dispositivos eletrônicos como o seu próprio celular ou Kindle, eles tem recursos que facilitam as marcações dos textos e até mesmo, a consulta ao dicionário (o que acho incrível).

Mas se você preferir anotar no rodapé ou sublinhar no próprio livro, fique à vontade (Bill Gates tem suas anotações espalhadas pelos livros que lê, seja em notas no rodapé ou onde couberem os seus comentários), o importante é não esquecer da experiência que você vivenciou através daquele livro.

Livro com post-it.

Tenha sempre um livro por perto

Com a correria do dia-a-dia, fica cada vez mais fácil arrumar desculpas para não ler. Por isso, é importante ser um leitor prevenido.

Se você costuma usar bolsa ou mochila, lembre-se sempre de deixar um bom livro dentro dele para qualquer oportunidade. E sempre que você olhar para ele dentro da bolsa ou mochila, vai lembrar que ele está ali por algum motivo.

Você cria suas próprias oportunidades. Sobrou 15 minutos de intervalo? Dá uma olhadinha no livro. Vai ter que ficar esperando na fila de algum lugar? Puxa o livro para ler. Precisa usar transporte público? Melhor oportunidade para ler que existe.

O próximo passo é com você. 

Leitor em lugar público.

Agora que você sabe de tudo isso...

 É importante que você aplique essas estratégias não só para ser um bom leitor, mas para de fato, praticar o hábito da leitura. Muitas pessoas acreditam que para ler qualquer livro é só sentar e abrir um livro, mas na prática não é assim que funciona.

Outra coisa relevante é que você tenha consciência de que a qualidade é melhor do que a quantidade. De nada vai adiantar você ler muitos livros e não ter absorvido as lições de nenhum deles. 

Os livros existem para que possamos aprender algo com eles. Qualquer ensinamento, por mais simples que seja, muda nossas vidas para sempre. Pense nisso toda vez que for ler um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *