Ler Pra Quê?

LONGO E CLARO RIO ┃RESENHA

RESUMO

Longo e claro rio é a história de duas irmãs que ficaram órfãs e foram criadas pela avó, que não era nada carinhosa com as meninas. 
 
Mickey e Kacey, que após uma infância inseparável, escolheram caminhos bastante diferentes na vida. Elas cresceram no bairro de Kensington, na Filadélfia, que estava muito abalado pela epidemia de opioides. 

Kacey vive nas ruas, abandonada ao próprio vício, Mickey percorre as mesmas ruas, mas fazendo rondas policiais. Quando Kacey desaparece misteriosamente em meio a uma sequência de assassinatos, Mickey não mede esforços para encontrar o assassino e sua irmã desaparecida.

O ENREDO

Mickey e Kacey moram com a avó Gee, no bairro de Kensington, na Filadélfia. A mãe delas morreu quando Kacey ainda era bem pequena, e por isso não tem lembranças dela. Mickey sempre procurou proteger a irmã, mas evitava o máximo possível que ela se tornasse vítima das circunstâncias. Após a morte da mãe delas, Gee expulsou o pai delas de casa, na tentativa de criar as meninas sem que elas tivessem contato com as drogas. Bem, não deu muito certo.

Mickey descobriu que sua irmã, aos 14 anos estavam levando drogas para casa e guardando embaixo das tábuas do quarto delas. E o pior, sem dinheiro para conseguir o que queria, ela começou a se prostituir.

Após uma briga com a avó, Kacey saiu de casa. O motivo da briga foi que Gee se negou a emprestar dinheiro para que ela comprasse drogas. E a partir daí, Mivkey ficou sem notícias da irmã. O problema só piorou depois de uma onda de assassinatos de mulheres começou a rondar a região. E tudo o que ela queria, era proteger a irmã.

Envolvida com as questões de família e com um filho para criar, Mickey se vê sozinha, tentando encontrar as respostas que mais precisa para os assassinatos que estão acontecendo, ao mesmo tempo que procura pelo paradeiro da irmã.

A NARRATIVA

O livro alterna a narrativa, dividindo os capítulos em “Antes” e “Agora”, e assim, nos conta um pouco sobre o que acontece no passados das protagonistas e o motivo pelo qual ambas estão na situação em que se encontram.

No entanto, é importante ressaltar que, no começo do livro, a narrativa é bem lenta. Tudo o que sabemos é contado pelos olhos de Mickey, que é quem nos apresenta ao universo em que a trama se estende. Ela nos conta o real motivo pelo qual Kacey se envolveu com opioides, sobre seu relacionamento com um grande amor, o motivo pelo qual não tem notícias sobre seu pai e também, o relacionamento ruim com a avó. 

O livro é bem descritivo, a leitura é envolvente, mas confesso que só fiquei presa à narrativa após a metade do livro, que conta com 352 páginas. Como o início dele se torna um pouco lento, e talvez, confuso, da metade para o final temos um livro mais envolvente, cheio de reviravoltas, mas que explicam tudo o que a gente precisa saber.

A AUTORA

Liz Moore é autora dos aclamados romances Heft The Unseen World, ainda inéditos no Brasil. Ela é vencedora do prêmio Rome de Literatura de 2014 e mora na Filadélfia. A relação das irmãs Mickey e Kacey e a relação desta última com o vício em heroína é inspirada no passado familiar da autora, a respeito do qual ela pouco revela.

O KIT DA TAG INÉDITOS

A edição do mês de fevereiro conta com 5 itens:

O primeiro item é o livro com brochura;

O segundo é o box colecionável. O projeto gráfico foi realizado pelos designers Angelo Bottino e Fernanda Mello, representando as nuances da cidade da Filadélfia. 

O terceiro é o marcador de páginas;

O quarto item é a revista sobre a obra, onde temos alguns assuntos relevantes relacionados ao enredo e à criação da autora;

O quinto é o mimo, um difusor de fragrância de bambu, para atenuar os momentos de tensão durante a leitura do romance. 

Faça parte do maior clube de leitores e garanta 30% de desconto na sua primeira caixinha, clique aqui:

CONCLUSÃO

Longo e Claro Rio é um bom livro, mas conforme ressaltei no início desse post, o começo pode parecer lento, talvez pelo fato de que Mickey nos apresenta o bairro onde ela mora, o universo policial, até que realmente, tudo começa a fazer sentido.

É um livro que fala muito da conexão entre irmãs, da restauração do amor, que pode superar todas as circunstâncias. Retrata o uso de drogas, abuso sexual, desigualdade social e mentiras que envolvem o sistema que deveria nos proteger.

Apesar de ser um livro triste, sem muitas coisas boas acontecendo aos personagens, a experiência é válida. Confira abaixo, a resenha que preparei:

E essa foi a resenha de Longo e Claro rio, da autora Liz Moore, que nos trouxe a história emocionante de duas irmãs, separadas por suas próprias escolhas.

Espero que você tenha gostado desse post. Lembre-se de compartilhar com os amigos!

Beijos literários e até a próxima!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
vorbelutr ioperbir
Visitante
4 meses atrás

Keep working ,impressive job!