Ler Pra Quê?

Adaptações de livros brasileiros – Dia do Cinema Nacional

A literatura brasileira é riquíssima em títulos e gêneros, e ostenta uma gama variada de adaptações para o cinema. Muitos dessas obras audiovisuais fizeram sucesso nas telonas e ganharam prêmios em solo nacional e também no exterior. Por isso, nós separamos algumas adaptações de livros brasileiros para você conferir.

A boa notícia é que esses livros e muito mais, você encontra na nossa loja (e além de nos ajudar a manter o nosso trabalho, você não paga nada a mais por isso ; )

1. Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna

Para começar a lista, vamos citar o querido e lendário “O Auto da Compadecida”, do escritor nordestino Ariano Suassuna. O filme, baseado no livro homônimo, conta a história de Chicó e João-Grilo, dois sujeitos que vivem de golpes, enganando, inclusive, o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que persegue-os pela região. Enquanto o filme faz críticas sociais acerca problemas que perduram até hoje, também arranca gargalhadas com seu viés cômico, que é fruto da incrível mente do gênio Suassuna. Além de ser um clássico da comédia, é também uma das adaptações de livros brasileiro mais aclamadas pelo público, ganhando diversos prêmios.

Chicó e João Grilo, adaptação Auto da Compadecida.

2. O vendedor de sonhos, de Augusto Cury

Saindo da comédia e mergulhando fundo no drama, temos “O Vendedor de Sonhos”, que se baseia na série de livros do médico psiquiatra Augusto Cury. O filme adapta uma história emocionante e existencialista que narra a trajetória de Júlio César, um psicólogo a beira do suicídio que é salvo por um homem misterioso. Com o passar do tempo, nasce uma amizade peculiar entre os dois, e o homem que o salvou ensina profundas lições sobre vida, tempo, razão e propósito. 

E é nesse panorama que os dois passam a acolher e salvar pessoas que estão a beira da crise emocional, ou à margem da sociedade. Portanto, vemos uma gama de personagens peculiares, como bêbados cômicos, batedores de carteira, além de pessoas que sofreram profundos traumas e perdas. Assim como nos livros, o filme convida-nos a fazer uma reflexão detalhada sobre nossa trajetória neste mundo.

O "mestre".

3. Capitu, "Dom Casmurro" de Machado de Assis

“Capitu” é uma minissérie que leva o nome da personagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Além disso, a produção é uma homenagem ao centenário de morte do autor, cujas obras destacam-se entre as adaptações de livros brasileiros. A série explora o drama de uma das mais famosas obras do escritor, trabalhando as nuances do romance entre Capitu e Bentinho, o casal principal, além de seus laços de amizade. Aliás, uma das maiores dúvidas, que gera polêmica entre os fãs da obra, também é abordada: Traiu, ou não traiu?

Capitu, adaptação de 2008.

4. Cidade de Deus, de Paulo Lins

O filme, baseado no livro de Paulo Lins, conta a história de Buscapé, um jovem que vive na Cidade de Deus, uma das favelas mais perigosas e violentas do rio. O garoto, amedrontado com a possibilidade de tornar-se um criminoso, tem seu futuro garantido graças a seu talento como fotógrafo, que usa para registrar o dia a dia de sua comunidade. Premiado internacionalmente, “Cidade de Deus”, ostenta um BAFTA e o público o considera um dos melhores filmes do cinema nacional, além de uma das melhores adaptações de livros brasileiros.

O protagonista Buscapé.

5. Um ano inesquecível, de Bruna Vieira, Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Babi Dewet

A quadrologia produzida pela panorâmica filmes e distribuída pelo Prime Vídeo baseia-se no livro de mesmo nome. A obra conta com quatro autoras: Bruna Vieira, Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Babi Dewet. Cada uma delas escreveu uma história romântica que tem como plano de fundo uma das quatro estações do ano. 

Portanto, cada filme adapta um desses contos. “Inverno” foi o primeiro a ser disponibilizado na plataforma. O sucesso crescente fez com que a obra fosse um dos principais assuntos do momento, com os produtores até mesmo lançando um prêmio literário, o “Um Conto Inesquecível”, cujas inscrições podem ser realizadas através do link oficial da Amazon.

Um ano inesquecível (foto divulgação Amazon Prime).

E aí? Qual outro livro você adicionaria nessa lista? 

Quais adaptações de livros brasileiros você gostaria de ver aqui?

Qual outro livro nacional merece uma adaptação nas telonas? 

Conta pra gente nos comentários! 

E eu fico por aqui e te espero no próximo post!

Até logo : )

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x