Ler Pra Quê?

5 LIVROS QUE MUDARAM A MINHA VIDA E QUE PODEM MUDAR A SUA

Todo mundo já deve ter lido aquele livro que impactou de alguma forma, a sua maneira de agir, pensar e até mesmo, de viver diferente. 

Existem vários na minha lista de favoritos, porque, cada livro, conta uma história diferente, é para um momento específico da sua vida, então, nem tudo do que for mostrado aqui, fará algum sentido para você (talvez não nesse momento).

Mesmo assim, resolvi compartilhar algumas lições que cada um deles me ensinou e o quanto eles impactaram na minha vida.

Boa leitura!

A SAGA HARRY POTTER, de J.K. Rowling

Embora tenha lido a saga durante a minha adolescência, pegando emprestado ou da biblioteca ou dos amigos que tinham para emprestar, essa foi uma das fantasias que mais me cativaram na época.

A história do menino que sobreviveu, vocês conhecem muito bem, então nem vou falar a respeito. O que ele mudou na minha vida? Ele foi um daqueles livros que me cativou por ser diferente do padrão, e graças a ele, fui capaz de adentrar ainda mais no mundo literário. 

Essa também foi uma das leituras que me inspirou no meu estilo de escrita. Aliás, foi logo depois de tê-lo lido que iniciei minha vida como escritora. Embora essa leitura tenha me apaixonado pelo universo HP e entrado de cabeça no mundo da fantasia na escrita, outros títulos que não estão listados aqui, tiveram papel importante.

Leituras de autores como Paulo Coelho, Dan Brown e, até mesmo, clássicos como Machado de Assis, tiveram parte fundamental na minha construção de identidade.

A saga Harry Potter, de J.K. Rowling.

ORGULHO E PRECONCEITO, de Jane Austen

É claro que, o clássico da literatura inglesa não poderia ficar de fora. Infelizmente, acabei assistindo o filme antes de ler o livro, mas tudo bem. 

O livro conta a história das cinco irmãs Bennet que precisam se casar para garantir a situação financeira da família. O enredo é mais focado em Elizabeth, que acaba despertando o amor do Sr. Darcy. O problema é que o amigo dele pretende se casar com a irmã mais velha de Elizabeth e o Sr. Darcy, por considerar que a situação financeira da família dela pode atrapalhar a sua imagem diante da sociedade, o convence a desistir. E a Elizabeth, embora esteja apaixonada pelo Sr. Darcy, descobre o que ele fez com a felicidade de sua irmã e passa a puni-lo com o seu desprezo.

O que mais me despertou nesse enredo é o fato de Elizabeth, em uma sociedade movida pelo casamento de interesses, foi capaz de se negar a se casar com um homem que, embora ela amasse, pudesse garantir a situação financeira de sua família, em punição pelo que esse mesmo homem fez com a felicidade de sua irmã. Uma mulher que foi capaz de dizer não em uma época em que isso não era permitido. Para mim, Elizabeth é um símbolo de coragem, de mostrar o seu verdadeiro valor, mesmo diante de todas as consequências possíveis.

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

AS AVENTURAS DE PI, de Yann Martel

Pi é um menino indiano de 16 anos, filho do dono de um zoológico, hindu, cristão e muçulmano. E, ele foi lançado em uma grande aventura em meio à natureza selvagem do Pacífico. Ele perdeu tudo o que ele tinha durante o naufrágio do navio, sua família, seus sonhos, seu futuro. Mas foi dentro de um bote salva vidas, com um tigre de bengala, que ele começou a sua grande aventura no meio do oceano.

O que mais me conectou à essa história, que é incrivelmente intrigante, é o fato de Pi não querer se curvar apenas a uma religião. Quando ele foi questionado pelos seus pais sobre querer ser hindu, cristão e muçulmano, e que ele só poderia amar um Deus, Pi citou Gandhi: Todas as religiões são verdadeiras. E eu só quero amar a Deus. E esse amor que Pi sente é tão lindo que não tem como você não sentir o mesmo, independente de qual for a sua religião.

Esse foi um dos primeiros momentos do meu “despertar” espiritual, porque comecei a entender que Deus habita em cada um de nós, de formas diferentes. Me mostrou que espiritualidade é muito mais importante do que religião.

As aventuras de Pi, de Yann Martel.

A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE, de Matt Haig

Nora Seed é uma mulher depressiva, sem amigos, distante da família, que perdeu o emprego no mesmo dia em que seu único companheiro, seu gato, morreu. Ela acaba ficando entre a vida e a morte depois de tomar uma quantidade de medicamentos e conhece a biblioteca da meia noite.

Lá, ela descobre que cada livro contém uma vida diferente se ela tivesse tomado outras decisões. É um daqueles livros que você fica pensando “E se…”

Em cada livro ela encontra uma possibilidade de se sentir realizada, seja em um casamento, na carreira, nos relacionamentos familiares, nas amizades. E ela percebe que tudo o que ela fez ou deixou de fazer impactou na vida real que ela tem agora.

Esse livro mudou a minha vida porque acabei lendo ele em um período de transição, e isso mexeu muito com os meus sentimentos. Me encorajou a arriscar mais, a não ficar pensando no que poderia dar errado. E foi assim que percebi que quanto mais a gente faz como a Nora fez, que é deixar de agir por medo de que as coisas não funcionem daquela maneira, mais deixamos de viver. É um ótimo livro para se reconectar com nós mesmos.

A biblioteca da meia-noite, de Matt Haig.

ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE, de Toshikazu Kawaguchi

Quatro histórias que se cruzam dentro de uma cafeteria em Tóquio, na qual é possível viajar no tempo, mas que é necessário voltar antes que o café esfrie. Uma jornada cheia de riscos e regras, e nada do que for feito ou dito mudará o presente. Então, qual seria a lógica de viajar no tempo?

Esse foi o livro mais recente que li, e que realmente me emocionou. 

O que ele mudou na minha vida? Bem, esse é um livro que é mais do que uma viagem no tempo, é sobre uma viagem para dentro dos sentimentos que nos impedem de seguir em frente. Vai trazer dores profundas à tona, principalmente se você ainda não resolveu alguns relacionamentos do passado.

Antes que o café esfrie, de Toshikazu Kawaguchi.

CONFIRA O VÍDEO QUE PREPAREI PARA VOCÊ

Esses foram algumas das leituras que transformaram a minha vida e que podem transformar a sua. É provável que você não se identifique com nenhuma delas, porque cada uma dessas histórias fará mais sentido em alguns momentos específicos da sua vida.

Mas, se você gostou de qualquer uma delas, pode clicar na imagem e você será direcionado para a nossa loja na Amazon, na qual você garante o melhor preço desses livros e não paga nada a mais por isso.

Se você gostou desse conteúdo, convido você a compartilhar esse post com todos os seus amigos! 

Aproveita e me conta nos comentários, qual foi o livro que transformou a sua vida?

Eu fico por aqui,

mil beijos literários e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *