Ler Pra Quê?

A arte de celebrar a vida: reflexões sobre o início de um novo ciclo

Temos o hábito de celebrar datas importantes — entre elas, o aniversário. Conheço pessoas que não gostam de comemorar o dia do seu nascimento, talvez por traumas passados, mas esse não é o meu caso.

Eu me encaixo na situação oposta: quanto mais celebração, melhor.

Mas, para mim, comemorar vai além de datas marcadas. Gosto de valorizar as pequenas coisas, de transformar instantes comuns em momentos especiais. Poucos gostam das segundas-feiras, por exemplo. Não sei exatamente o porquê — talvez por estarem associadas ao início da rotina de trabalho ou simplesmente por alguma razão abstrata.

Escrevo isso numa quarta-feira, meu aniversário. Mesmo sozinha, escolhi fazer deste dia uma celebração. Volto-me para o leste para assistir ao sol nascer mais uma vez, como ele faz todos os dias, sem que muitos sequer percebam o horizonte se iluminar. Enquanto o contemplo, imagino que esse espetáculo é só para mim — sei que isso pode soar egoísta, mas confesso que há algo de mágico nessa sensação.

E, nesse instante, lembro-me do valor de celebrar o que é simples. Quando fazemos isso, percebemos que a verdadeira felicidade sempre esteve perto, a apenas um olhar de distância.

Enquanto vejo o sol surgir mais uma vez, faço um único pedido: que todas as pessoas no mundo possam contemplar essa luz — uma luz que parece vir de fora, mas que, na verdade, sempre esteve dentro de nós. Só precisamos aprender a enxergá-la.

Que este novo ciclo me permita continuar compartilhando boas histórias com você — e que possamos celebrar juntos, de alguma forma, cada instante precioso da vida.

Então, sem mais delongas, vem comigo, porque vamos começar!

Gostou desse conteúdo? Leia também:

Reflexão
Bárbara Seibel

Por que você deveria escrever cartas de amor em um mundo digital?

Às vezes, reencontro trechos de bilhetes que escrevi há algum tempo. Eles ficam espalhados pela minha mesa de trabalho, presos por clipes na agenda ou perdidos no meio de algum livro. Gosto quando eles me encontram. Digo isso porque tenho muitas anotações, mas aquelas que realmente preciso reler sempre acabam

Leia mais »
Reflexão
Bárbara Seibel

Onde a magia está?

Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.” – Carl Sagan Ah, os livros! Esses companheiros que nos prendem, nutrem e fascinam. Quantas palavras despertam em nós mundos inteiros, dentro de histórias que nos convidam a fazer parte delas. São universos dentro de universos,

Leia mais »
Reflexão
Bárbara Seibel

O caminho da gentileza

Através da janela, vi um andarilho com uma mochila pesada nas costas. Ele caminhava distraidamente enquanto comia uma banana já pela metade. Por um momento, cogitei que aquela poderia ser sua única refeição naquele dia. O dia estava cinzento e fresco, ainda marcado pela chuva que caíra mais cedo. O

Leia mais »
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!

Destaques

5 2 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
Receba nossa newsletter

Pílulas da Semana

Nossa dose semanal para ajudar a cuidar da sua vida literária: reflexões, indicações de livros e muita inspiração na sua caixa de entrada.

WhatsApp Comunidade