Ler Pra Quê?

7 PERSONAGENS NA LITERATURA COM FINAIS TRÁGICOS

Tem personagens que valem a pena serem lembrados, mesmo depois de partirem dessa vida. Esse fato, embora muitos fãs não gostem, tornam essas histórias memoráveis.

O fim chega para todos, mas o legado que eles deixam, é o mais importante. Lembrar do porquê eles existiram e de seus feitos é o que os tornam reais.

Pensando em homenagear esses personagens memoráveis, fizemos uma lista com 7 personagens literários (alguns tiveram adaptações cinematográficas é claro) para você relembrar.

Vamos à lista:

1. Alvo Dumbleodore - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Como Dumbleodore estava marcado para morrer por um anel amaldiçoado, ele foi capaz de planejar a sua própria morte com Severo Snape, que era alguém de sua extrema confiança. É claro que Snape não concordou muito com a ideia, mas mesmo assim, ele atendeu o seu último pedido. 

Sendo assim, Dumbleodore foi morto por Snape durante a Batalha da Torre de Astronomia.

Quem não chorou lendo o trecho em que ele cai pela torre depois do Avada Kedrava que Snape lança, não tem sentimentos.

Morte de Dumbleodore.

2. Ned Stark - As Crônicas de Gelo e Fogo

Eddard Stark, também chamado de “Ned”, é o chefe da Casa Stark, Senhor de Winterfell e Diretor do Norte. Ele foi um amigo próximo do Rei Robert I Baratheon, mas depois que este morreu, foi condenado à morte por traição.

Humilhado em praça pública, ele admitiu a tentativa de matar Joffrey Baratheon e tomar o trono para ele. (Mas ele havia descoberto sobre a verdadeira paternidade do filho do rei).

Um golpe desferido em seu pescoço. Todos assistindo ao grande espetáculo que tirou a vida do grande patriarca da família Stark diante de seus filhos.

A cena foi reproduzida quase que com a mesma intensidade com que é descrita no livro, o que nos causa uma raiva desoladora ao ver Ned Stark morrer. 

Morte de Ned Stark.

3. Saruman - O Senhor dos Anéis

No filme, Saruman é morto ao ser apunhalado nas costas por Gríma Língua de Cobra, no topo da torre Orthanc.

No livro, o mago invade o Condado e domina a terra dos Hobbits por um tempo. Mas não demora muito para ser derrotado em uma revolta sob a liderança de Frodo e seus companheiros, e no fim das contas, acaba morto por Gríma, que lhe corta a garganta.

Saruman - O Senhor dos Anéis

4. A Rede de Alice

O livro que não pode ser deixado para trás. Com protagonistas femininas muito fortes, não podemos deixar de mencionar a Lili, uma fleur du mal. A rainha das espiãs durante a II Guerra Mundial gerencia uma vasta rede de informantes bem debaixo do nariz dos inimigos.

Ela corre muitos riscos enquanto tenta espionar o inimigo e também, ensinar outras mulheres a serem como ela. Mas infelizmente, a trajetória dela teve um fim dramático.

Lili acaba como prisioneira dos alemães. Na prisão com outras mulheres, em condições deploráveis, Lili fica doente. Um abscesso pleural a leva para a enfermaria, onde supostamente ela deve fazer uma cirurgia. Sem nunca trair as amigas, suas margaridas, ela não resiste e falece. E o mundo perde uma grande heroína que tentou acabar com a guerra.

Livro A Rede de Alice.

5. Will - Como eu era antes de você

Louise é uma jovem que vive em uma cidade pequena e não tem muitas ambições na vida. Quando o café onde trabalha fecha as portas, ela consegue emprego como cuidadora de Will Traynor, ex-atleta que ficou tetraplégico após um acidente de moto.

É claro que com o passar do tempo, ambos comecem a se apegar, até descobrirem que estão apaixonados. Mas esse fato não muda a decisão final de Will. A morte.

O final do casal Will e Lou é o mesmo tanto no livro como no filme.

Mesmo tendo se apaixonado por Louisa, ele pede autorização aos pais para cometer eutanásia, e é então que o quadriplégico Will decide cometer suicídio assistido. 

Apesar de não concordarem com a ideia, seus pais lhe concedem a eutanásia, depois de perceberem que nada faria Will mudar de ideia. Nem mesmo a presença de Louisa, a única pessoa que parece ter deixado Will feliz após o acidente, foi capaz de reverter a situação.

Morte de Will.

6. Sirius Black - Harry Potter e a Ordem da Fênix

No livro Harry Potter e a Ordem da Fênix, Sirius é empurrado através do véu por um jato de luz vermelha, que o leva à morte depois que ele cai e desaparece dentro do misterioso arco.

Na adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Ordem da Fênix, Bellatrix aparata em cima de um rochedo e atinge Sirius com um Avada Kedavra. Não se sabe se ele estava ou não morto antes de desapareceu dentro do Véu ou se ele morreu somente depois de cair e desaparecer dentro do arco.

Sirius Black atravessando a cortina.

7. August - A culpa é das estrelas

Hazel e Gus se conhecem em um grupo de apoio.

Augustus é um jovem que teve que amputar a perna, por conta de um câncer nos ossos, e usa uma prótese.

Durante a narrativa, ele e Hazel se apaixonam, mas ela tem medo desse sentimento, e por esse motivo, ela arranja motivos para afastá-los.

Mas é claro que isso não funciona e eles passam um tempo juntos, até que acontece. Ele descobre que tem câncer e que a doença está se espalhando pelo corpo todo.

August morre e Hazel lê a carta de amor que ele deixou.

August - A culpa é das estrelas

HISTÓRIAS PARA SE EMOCIONAR

Bateu aquela saudade desses personagens, não bateu?

Impossível não se emocionar com esses personagens que fizeram seu legado através de histórias que poderiam ser reais.

Conta aqui para a gente, qual foi o personagem que te abandonou e não poupou suas lágrimas?

Se você gostou desse post, compartilhe com os amigos!

Mil beijos literários,

Até a próxima!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x