Ler Pra Quê?

10 LIVROS INDICADOS POR JEFF BEZOS

Se você admira o trabalho e a fortuna de Jeff Bezos, a leitura de alguns de seus livros favoritos pode te inspirar a seguir os passos do bilionário fundador da Amazon.

Jeffrey Preston “Jeff” ‘Bezos é um empresário estadunidense conhecido por fundar, e ter sido o presidente e CEO da Amazon, uma importante e famosa empresa de comércio eletrônico dos Estados Unidos. Bezos nasceu em Albuquerque, no Novo México e cresceu em Houston, Texas. 

A FORTUNA DE JEFF BEZOS

Dono de uma fortuna de quase R$ 1 trilhão, Jeff Bezos, o homem por trás da Amazon, é a pessoa mais rica do mundo. Em julho de 2020, chegou a ganhar US$ 13 bilhões em um único dia, segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg.

Foi o maior ganho diário para um indivíduo desde que o índice foi criado, em 2012. O bilionário foi o fundador e diretor executivo da Amazon, empresa que revolucionou o mercado de vendas online no fim da década de 90, para se tornar uma gigante de tecnologia.
 
Mas afinal, qual a fortuna de Jeff Bezos?
De acordo com a revista “Forbes”, em julho de 2020, a fortuna de Bezos era estimada em aproximadamente US$ 184,2 bilhões —cerca de R$ 961,16 bilhões.
O site Inc.com publicou uma lista com alguns livros favoritos do empresário, compilado pela Most Recommended Books.
Sendo assim, selecionamos os 10 livros favoritos. Eles mostram que, além de ter ótimas ideias, saber como executá-las levará você muito mais longe.

1) Built to Last (Feitas Para Durar), por Jim Collins

"Meu livro de negócios favorito".

“EMPRESAS FEITAS PARA VENCER aborda como transformar resultados bons em fantásticos. FEITAS PARA DURAR ensina a usar esses resultados fantásticos para tornar as empresas duradouras.” ― Jim Collins “Este livro não aborda líderes carismáticos e visionários. Não trata de conceitos de produtos, nem de insights de mercado visionários. Não fala simplesmente sobre como ter visão corporativa. Este livro se refere a algo imensamente mais importante, duradouro e substancial. Este livro aborda as empresas visionárias. ”Assim escrevem Jim Collins e Jerry I. Porras em seu livro inovador que destrói mitos, traz novas perspectivas e orienta de forma prática aqueles que desejam construir empresas que se tornarão referência e sobrepujarão o tempo. Baseados em 6 anos de pesquisa na School of Business de Stanford, Collins e Porras utilizaram 18 empresas excepcionais e duradouras ― que têm idade média de 100 anos e superam o mercado de ações por um fator de 15 desde 1926 ― e as compararam diretamente com suas melhores concorrentes. 

2) Creation: Life and How to Make It, por Steve Grand

"Teve influência na criação da Amazon Web Services, ou AWS, o serviço que popularizou a noção de nuvem".

Trabalhando principalmente sozinho, quase sozinho escrevendo 250.000 linhas de código de computador, Steve Grand produziu Creatures (R), um jogo de computador revolucionário que permitia aos jogadores criar seres vivos completos com cérebros, genes e sistemas hormonais – criaturas que viveriam e respire e reproduza em tempo real em um computador desktop comum. Com enorme sucesso, o jogo inevitavelmente levanta a questão: O que é vida artificial? E neste livro – uma chance para o fã dedicado e o espectador simplesmente curioso ver o mundo da perspectiva de um engenheiro-filósofo original e independente intelectual – Steve Grand propõe uma resposta.

3) Rework (Reinvente sua Empresa), por Jason Fried e David Heinemeier Hansson

"Imperturbáveis pela sabedoria convencional, [os autores] começam do zero e reescrevem as regras de negócios. A abordagem deles acaba sendo tão bem-sucedida quanto contraintuitiva".

“Você não vai encontrar jargões nem clichês aqui, apenas centenas de ideias simples e brilhantes para o sucesso. Reinvente sua empresa é o livro para quem está cansado de ler sempre os mesmos conselhos sobre negócios.” – Chris Anderson, autor de A cauda longa. Muitas pessoas não entendem que uma empresa possa rejeitar o crescimento, as reuniões, os orçamentos e a propaganda, e, ainda assim, prosperar. Dizem que não é possível ter êxito sem fazer projeções financeiras e planos quinquenais. Elas estão erradas, e Jason Fried e David Hansson podem provar isso. Em Reinvente sua empresa eles compartilham sua experiência como empresários bem-sucedidos e explicam seu modo revolucionário de pensar os negócios. 

4) The Black Swan (A Lógica do Cisne Negro), por Nassim Nicholas Taleb

"Argumenta que as pessoas estão programadas para ver padrões no caos enquanto permanecem cegas para eventos imprevisíveis, com consequências massivas. A experimentação e o empirismo superam a narrativa fácil e óbvia".

Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável. O sucesso surpreendente do Google foi um cisne negro, assim como o 11 de Setembro. Para Nassim Nicholas Taleb, os cisnes negros são a base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal. Por que não reconhecemos o fenômeno antes que ele ocorra? Parte da resposta, segundo o autor, deve-se ao fato de, em geral, os seres humanos se limitarem a aprender conteúdos específicos em vez de adquirir sabedoria em diversas áreas do conhecimento. Concentramo-nos no que já sabemos e evitamos cada vez mais o desconhecido. Somos, portanto, incapazes de enxergar as oportunidades e nos tornamos vulneráveis ao impulso de sempre simplificar, categorizar e não valorizar quem imagina o impossível. Enquanto isso, grandes eventos surpreendem a todos e transformam a sociedade. Nesta obra, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas – teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. -, A lógica do Cisne Negro mudará sua visão de mundo.

5) The Innovator's Dilemma (O Dilema da Inovação), por Clayton M. Christensen

"Um livro de negócios extremamente influente cujos princípios a Amazon agiu e que facilitaram a criação do Kindle e do AWS".

Este livro pretende assumir a posição de que grandes empresas fracassam exatamente porque fazem tudo certo e demonstrar por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura e incrementais na estrutura do mercado. Usando as lições de sucesso e fracasso de companhias líderes, ‘O Dilema da Inovação’ apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação de ruptura/incremental. Estes princípios visam a determinar quando é certo não ouvir os clientes, quando investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho que prometem margens menores e quando buscar mercados menores às custas daqueles aparentemente maiores e mais lucrativos.

6) Sam Walton: Made In America, por Sam Walton

"Expõe os princípios do varejo de desconto e discute seus valores fundamentais de sobriedade e um viés para a ação - uma vontade de tentar muitas coisas e cometer muitos erros".

Conheça um autêntico herói popular americano feito do estofo artesanal do interior americano: Sam Walton, que transformou de uma pobre cidade algodoeira na Wal-Mart, a maior cadeia de lojas varejistas do mundo. Combine a energia e a sorte de Horation Alger, a esperteza de Will Rogers, o espírito promocional de P.T. Barnum e o encanto do professor Harold Hill, e você terá a vigorosa personalidade de Sam Walton. Indiscutido Capitão do Comércio, Sam nunca perdeu o bom sendo – era uma essência. 

Neste livro, Sam Walton conta finalmente a sua extraordinária história com as próprias e inimitáveis palavras, proporcionando uma reveladora perspectiva sobre os elementos do seu sucesso. Sinceramente modesto, mas sempre seguro de suas ambições e realizações, Sam expõe o seu pensamento de maneira simples, num estilo direito, como se conversasse com o leitor.

7) The Goal (A Meta), por Eliyahu M. Goldratt

"Encoraja as empresas a identificar as maiores restrições em suas operações e, em seguida, estruturar suas organizações para obter o máximo dessas restrições."

Best-seller consagrado, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos no mundo e traduzido em mais de 20 idiomas, o livro, adquirido pelo grande público e homens de negócios, foi adotado por mais de 200 faculdades. Escrito em forma de romance, o autor trata dos principios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de empresas que estão com atrasos na produção e baixa receita. Com resultados alcançados na prática, o processo de melhoria contínua desenvolvido por Goldratt pode ser aplicado em outras organizações, como bancos, hospitais, seguradoras, e até no ambiente familiar.

8) Lean Thinking (A Mentalidade Enxuta nas Empresas), por James P. Womack e Daniel T. Jones

"Requer um foco nas atividades que criam valor para o cliente e na erradicação sistemática de tudo o mais".

A Mentalidade Enxuta nas Empresas, o livro clássico de John P. Womack e Daniel T. Jones, vendeu milhares de exemplares em diversos países. Hoje, quase sete anos após a publicação da primeira edição – e com base em inúmeros indícios de que os profissionais de negócios o estão considerando cada vez mais relevante –, está mais claro do que nunca que a mentalidade enxuta é a ferramenta mais poderosa para criar valor e, ao mesmo tempo, eliminar o desperdício em qualquer organização. 

À medida que as mudanças nas economias, os problemas nos mercados de ações e as empresas emblemáticas da década de 1990 foram seguindo uma trajetória balística, as empresas enxutas aqui apresentadas – lideradas pela Toyota – continuaram sua marcha metódica, de sucesso em sucesso, criando valor realmente sustentável para seus clientes, funcionários e proprietários. Nesta versão revisada e atualizada, além de oferecer toda a riqueza do material prático da primeira edição, Womack e Jones apresentam agora a história do avanço contínuo da mentalidade enxuta hoje, além de compartilhar com o leitor diversas novas ferramentas destinadas à aplicação bem-sucedida da mentalidade enxuta.

9) Good to Great (Empresas Feitas Para Vencer), por Jim Collins

De acordo com o autor da Everything Store, Brad Stone, "Collins apresentou aos executivos da Amazon seu livro de administração seminal antes de sua publicação".

Este clássico dos livros de negócios responde à seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? A obra de Jim Collins mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura. 
O autor descreve também as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não. Os resultados do estudo vão surpreender muitos leitores e lançar novas abordagens sobre quase todas as áreas da gestão. Depoimentos: “Um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos.” – Time Magazine “Algumas de nossas decisões empresariais mais importantes foram tomadas com o apoio do raciocínio lógico de Collins.” – Jorge Paulo Lemann “Jim Collins é o mais importante influente pensador dos negócios da atualidade.” – Fortune “Para Collins, nenhum problema é grande demais.” – The New York Times.

10) The Remains of the Day (Os Vestígios do Dia), por Kazuo Ishiguro

"Meu romance favorito. Ensina a dor do arrependimento tão bem que você pensará que o viveu".

O mordomo Stevens, já próximo da velhice, rememora as três décadas dedicadas à casa de um distinto nobre britânico, lord Darlington, hoje ocupada por um milionário norte-americano. Por insistência do novo patrão, Stevens sai de férias em viagem pelo interior da Inglaterra. O mordomo vai ao encontro de miss Kenton, antiga companheira de trabalho, hoje mrs. Benn. No caminho, recorda passagens da vida de lord Darlington e reflete sobre o papel dos mordomos na história britânica. Num estilo contido, o narrador-protagonista acaba por revelar aspectos sombrios da trajetória política do ex-patrão, simpatizante do nazismo, ao mesmo tempo que deixa escapar sentimentos pessoais em relação a miss Kenton, reprimidos durante anos.

Essas foram as 10 indicações de livros que o fundador da Amazon, um dos homens mais ricos do mundo, para você que também sonha em ser um milionário ou milionária!

Lembrando que de nada vai adiantar você ler todas essas indicações e não colocar nada em prática! Os livros são as melhores ferramentas para construir sonhos, metas, projetos que vão causar uma diferença extraordinária no mundo, mas o primeiro passo é dado por você!

Ah, antes que eu esqueça, dá uma olhadinha nesse vídeo que preparei para você!

Tem uma frase que muito importante: “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”, de Jim Rohn. Ou seja, se você quer ter mais dinheiro em sua vida, não necessariamente ser um milionário, é preciso mudar alguns hábitos, como por exemplo, nos cercar das pessoas e das coisas que vão nos fazer crescer. Escolha bem!

É claro que a leitura contribui muito para a sua riqueza mental, mas não podemos esquecer da vida financeira, por isso, convido você a dar uma olhadinha aqui:

É claro que se você já tiver uma empresa, tem que lidar com a administração do seu CPF e do seu CNPJ, afinal, você e sua empresa não são a mesma coisa, por isso, convido você a dar uma espiadinha na metodologia desse curso (MA-RA-VI-LHO-SO):

Agora que você sabe que essas leituras podem lhe deixar mais próximo da riqueza, compartilhe com os seus amigos, afinal, não evolua sozinho!

Mil beijos literários, 

até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *