Ler Pra Quê?

GOSTARIA QUE VOCÊ ESTIVESSE AQUI ┃RESENHA

O romance brasileiro que a TAG Inéditos nos trouxe no mês de maio é do autor Fernando Scheller. Um livro que nos mostra o amor e a dor, mas também a transformação da vida como um todo.

A narrativa ocorre no início do movimentado anos 80, no Rio de Janeiro, pelos olhos de cinco personagens principais: Inácio, Baby, Selma, Cézar e Rosalvo. O autor e jornalista Fernando Scheller nos traz a sensação de estar em casa lendo esse livro que é parte da história de todos nós, brasileiros. 

Mas antes de embarcarmos nessa história maravilhosa (como o Rio de Janeiro), precisamos entender um pouco o que acontecia no país por volta dos anos 80, que é o período onde a narrativa se passa.

Livro e Box Edição de Maio/2021.

CONTEXTO HISTÓRICO

O cenário em que nos encontramos é o período de 1980 a 1990 no qual o Brasil estava em pleno processo de redemocratização após duas décadas de ditadura militar. O Rio de Janeiro, nesse período, foi o palco de grandes acontecimentos históricos relevantes naquela década, como por exemplo, a forte crise econômica e a campanha das Diretas Já.

Apesar da rejeição da emenda constitucional que implementaria o voto direto, em 1984, o movimento Diretas Já foi um acontecimento que marcou uma das maiores mobilizações sociais históricas do país.

Em 1985, Tancredo Neves se tornou presidente  via eleições indiretas, dando fim ao período militar, mas acabou morrendo antes de assumir o cargo. Assim, José Sarney tornou-se o primeiro presidente civil depois de 20 anos de ditadura.  Outros marcos históricos foram a aprovação da Constituição Federal de 1988 e a realização das eleições diretas em 1989, que levaram Fernando Collor à  presidência da república.

Enquanto isso, a esfera social ficou marcada pelo entusiasmo cultural, pela liberação sexual e pela epidemia da Aids. Inácio e César, nossos protagonistas, acompanham esse cenário e participam da criação do Circo Voador, que surgiu como uma instalação temporária na Praia do Arpoador em 1982.

Revista da obra com contexto histórico.

CONHEÇA INÁCIO, BABY, CÉSAR, SELMA E ROSALVO

Inácio e Baby são dois jovens que estão prestes a entrar na vida adulta e estão cheios de entusiasmo, mas também de ingenuidade. Inácio passou no vestibular para ser engenheiro como o pai, e ele descobre que sempre foi apaixonadíssimo por Baby. Ela por sua vez, não se atenta muito a isso, pois quer ter uma vida mais cheia de liberdade, mesmo sabendo que a essa altura, sua mãe acredita que ela vá se casar com Otávio, que é um rapaz apaixonado por ela e que pode garantir o futuro financeiro delas. 

Porém tudo muda quando, Baby fica com Inácio em uma festa, e acaba decidindo que mesmo gostando dele, ela não pode ficar nem com um e nem com o outro naquele momento. É então que ela foge para São Paulo em busca das respostas que ela tanto precisa. 

Enquanto isso, Inácio conhece César, que é um produtor musical gay, e que o inspira a mudar de carreira. Nesse momento da história, descobrimos que César se apaixona por Inácio, mas que ele não tem o mesmo sentimento pelo amigo. Aliás, ele descobre que vê o amigo como um irmão. 

Inácio se torna amigo íntimo da família, passando a frequentar a casa de César, e nesse momento aparece Selma, a mãe de César, que está lidando com o fim de um casamento e com o fato de que o seu marido não aceita a sexualidade do próprio filho.

A situação piora quando descobrimos que César está com AIDS e aos poucos, ele começa a mostrar todas as consequências que ela poderia trazer. Em meio à tudo isso, Selma mostra ser uma mulher forte, que jamais abandonaria o filho e gostaria de pensar que o pai dele faria a mesma coisa, mas infelizmente, não é o que acontece.

A carreira de César é alavancada, mas seu corpo já não consegue suportar tanto. Estava na hora de se retirar um pouco. É claro que demora alguns capítulos até que ele seja internado no hospital e veja toda  a sua vida ir desaparecendo aos poucos. Mas felizmente, para nosso consolo, em nenhum momento, ele estava sozinho.

Também conhecemos o paraibano Rosalvo, que após ficar viúvo e seus filhos estarem construindo suas famílias, percebe que é hora de mudar. Com a trágica notícia de que sua filha trans Eloá foi assassinada, ele encontra na Rocinha uma forma de ter uma nova vida e também de vingar a morte dela. Assim, ele se torna porteiro do edifício onde vivem Selma e César, e suas vidas se entrelaçam sem que eles percebam.

Ele também encontra alguém a quem amar, e descobre que algumas pessoas escondem quem realmente são, por trás da ingenuidade de todos. Mas ele consegue ver quem são essas pessoas, e mesmo com o peso da idade e de tudo o que ele construiu, Rosalvo se vê obrigado a tomar a grande decisão de sua vida.

Diagramação do livro.

O AUTOR

Fernando Scheller nasceu no interior do Paraná, em 1977, e mudou-se para Curitiba aos 18 anos, onde iniciou a carreira de jornalista. Mestre em Economia e Política Internacional, é atualmente repórter do jornal O Estado de São Paulo. Foi jornalista da Gazeta do Povo, da TV Globo e da Deutsche Welle, na Alemanha. O amor segundo Buenos Aires é sua estreia na ficção, e está sendo adaptado para uma série de televisão pela HBO. Gostaria que você estivesse aqui é o seu segundo romance.

Fernando Scheller (Foto: Leo Aversa)

O KIT DA TAG INÉDITOS

O Kit de Maio da TAG Inéditos é composto por:

1. Livro com brochura; O autor nos revela que vê o rio de Janeiro com olhos generosos. A artista Catarina Bessel, autora da colagem que agracia a capa que Gostaria que você estivesse aqui cumpriu a missão de retratar o Rio de Janeiro vibrante, jovem, repleto de potencial que abraça os protagonistas da obra.

2. Box Colecionável: 

3. Marcador de Páginas;

4. Revista sobre a obra;

5. Mimo: no mês de maio, recebemos livro em dobro. A TAG organizou uma coletânea de contos exclusiva para os associados. Em As partes de um corpo, encontramos os escritos de autores badalados como Giovana Madalosso, Tati Bernardi e Jarid Arraes.

Kit TAG Inéditos Maio de 2021.

ASSISTA AO VÍDEO RESENHA:

Essa foi a resenha do livro Gostaria que você estivesse aqui, do autor Fernando Scheller , que nos revela como a nossa vida pode ser passageira demais, quando na verdade não precisa ser. 

É um livro que retrata as dores, mas também a transformação que ela pode nos causar.  Que nos lembra que mesmo quando o chão desabar sob nossos pés, sempre haverá um lindo pôr-do-sol para assistir, mesmo que seja em silêncio.

O livro que me emocionou nesse mês, conta com 318 páginas. É dividido em três partes, que nos mantém informados sobre os anos nos quais a trama ocorre, e em capítulos que levam o nome dos personagens, sendo assim é possível ter uma visão bem clara de cada um deles e de suas perspectivas.

Espero que você tenha gostado desse post, por isso convido você a assistir o vídeo que preparei:

Se você gostou desse conteúdo, convido você a compartilhar esse post com todos os seus amigos!

Eu fico por aqui,

mil beijos literários e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *