A literatura frequentemente nos conecta à arte, seja por meio de narrativas ou personagens que dedicam suas vidas à criação artística. Neste artigo, apresentamos livros que trazem protagonistas ligados a diferentes expressões artísticas, desde a música até a escultura. Além de conhecer essas histórias inspiradoras, você encontrará sugestões para adquirir os livros e aprofundar sua leitura.
1. "A pintora de henna" de Alka Joshi
No Jaipur da década de 1950, Lakshmi é uma pintora de henna que usa suas habilidades artísticas para sustentar a família enquanto navega pelas complexas dinâmicas sociais. Sua arte transcende a estética e se conecta às histórias pessoais de seus clientes, marcando suas vidas de maneira profunda.
2. "Frida Kahlo e as cores da vida" de Caroline Bernard
O livro explora a vida de Frida Kahlo, uma das pintoras mais icônicas da história. A narrativa foca em sua arte como forma de lidar com dor, amor e autodescoberta, transportando o leitor para o universo vibrante da artista.
3. "Loucos por livros" de Emily Henry
Os livros são a vida de Nora Stephens ― e ela definitivamente não é o tipo de heroína dos livros, ― e também de Charlie Lastra, um editor ranzinza. Se Nora sabe que não é a heroína ideal, Charlie também sabe que não é o herói de ninguém. Mas, à medida que se veem juntos repetidas vezes ― em uma série de coincidências que nenhum editor que se preze permitiria ―, o que eles descobrem pode acabar por deslindar as histórias cuidadosamente elaboradas que eles escreveram sobre si mesmos.
4. "Os cem anos de Lenni e Margot" de Marianne Cronin
Lenni é uma adolescente de dezessete anos, que está internada em um hospital e começa a frequentar aulas de arte terapêutica. E é então que conhece Margot, uma senhora de oitenta e três anos, doce e de coração rebelde como o de Lenni. Assim nasce uma amizade extraordinária. Cem anos de histórias prestes a serem contadas… antes que seja tarde demais.
5. "A conspiração do violino" de Brendan Slocumb
Ray McMillian é um jovem negro que adora tocar violino e está determinado a tornar-se músico profissional — ainda que para isso tenha de enfrentar a desaprovação da sua mãe, a falta de recursos para comprar um violino de qualidade e o racismo inerente ao mundo da música clássica.
6. "Em agosto nos vemos" de Gabriel García Marquez
Escrito no estilo fascinante e inconfundível de um dos maiores ícones da literatura latino-americana, Em agosto nos vemos pinta o retrato de uma mulher que descobre seus desejos e se aprofunda em seus medos.
Esses livros mostram como a arte enriquece as narrativas e reflete nossa humanidade. Cada história é uma porta de entrada para diferentes formas de expressão artística e suas conexões com os personagens e suas jornadas pessoais.
Agora, conta pra gente, qual é a sua arte?
Espero que você tenha gostado desse conteúdo, então lembre-se de compartilhar.