Ler Pra Quê?

2 ANOS DE MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR

Você já se perguntou, alguma vez na sua vida, qual é o seu propósito? Qual o motivo para você acordar todos os dias e sair da cama, cheio de energia para enfrentar o mundo?

A gente já. E todos os dias a resposta é sempre a mesma.

Estamos aqui por você.

Como tudo começou

Sempre acreditei que a leitura poderia transformar a vida das pessoas de alguma forma. Afinal, a minha vida foi transformada por ela.

Sempre li muito desde criança. Até a idade adulta, sem dinheiro para pagar boletos, eu emprestava da biblioteca pública. Era só fazer um cadastro e o livro era seu por alguns dias. Eram assim as minhas melhores viagens.

Com o passar do tempo, comecei a faculdade (já conto essa história) e não dei mais tanta prioridade para a leitura. Sim, fiquei vários meses sem ler (podem me julgar, eu mereço), mas isso foi crucial para o que vinha logo em seguida.

Eu retomei o hábito da leitura um pouco antes de terminar a faculdade, mas não lia tão frequentemente. Mas fui voltando aos poucos, e percebi que alguns amigos ao meu redor ficavam interessados no que me motivava a ler todos aqueles livros.

E assim foi surgindo a ideia. Os comentários do tipo “Não sei como você consegue se concentrar e ler quando quer… Eu não consigo…”, eram cada vez maiores. Foi então que eu pensei: e se eu ajudasse as pessoas a retomarem o hábito da leitura para que elas possam melhorar suas vidas?

A ideia era ótima, é claro. Eu sabia da existência de vários Booktubers (Youtubers que falam sobre livros), e eu não era formada em Letras ou Literatura para falar do assunto. 

Aí começaram as desculpas…

Foto do lançamento do canal.

As desculpas esfarrapadas

Então, eu não tinha formação em nenhuma área específica sobre o que eu queria falar para as pessoas…

Nunca tinha escrito para um blog e nem gravado qualquer vídeo no celular (até porque eu odiava a minha voz, se vocês querem saber). 

Mas eu sabia que eu tinha apenas que começar. Como eu faria isso?

A ideia inicial era um canal literário, ou seja, me tornar uma Booktuber. Pois bem, adorava falar em público, mas falar para uma câmera parecia tão distante… 

Foi então que comprei meu primeiro curso. Sim, comprei um curso que me ajudava a ser Youtuber. Desde estruturar o canal e tudo o mais. Sim, eu tinha vergonha de falar para as pessoas que estava começando um canal por medo de julgamento.

MAS EU FIZ.

E pior. Contei para as pessoas. Ninguém riu. Muito pelo contrário. Alguns amigos, assim que souberam, se tornaram meus primeiros inscritos. No dia em que lancei o canal, saí divulgando como uma louca, sem pensar se alguém me diria algo ruim.

E deu certo. Tão certo, que estou aqui hoje para contar essa história para vocês. 

Eu venci o medo, a procrastinação, a opinião de quem não gostava do meu trabalho. Eu venci por causa de você.

Cada um que acreditou nesse projeto incrível que é o Ler Pra Quê, cujo nome nos instiga a pensar o motivo pelo qual lemos e para que fazemos isso.

E por que lemos? Para que a leitura transforme as nossas vidas, e nós possamos transformar a vida de outras pessoas também, em um ciclo infinito.

Eu não teria conseguido isso sem você.

Bárbara Seibel e a fundação Ler Pra Quê.

Onde estamos?

É claro que ainda há muito caminho pela frente, mas estar acompanhada de cada um que acreditou no nosso trabalho até aqui, torna tudo mais leve.

O canal no Youtube nasceu no dia 31 de março de 2020, em uma terça-feira, às 19 horas.

Foi um dia incrível. 

Eu não tinha expectativas sobre o crescimento. Meus pés estavam bem firmes no chão. Eu tinha conseguido começar, era isso o que importava.

No primeiro dia, tive 28 inscritos. Era possível que 28 pessoas acreditassem em mim logo de cara?

Cada vídeo, cada erro, cada roteiro escrito, um aprendizado. E agradeço muito por ter sido dessa forma.

Logo, na sequência, nasceu o blog (esse mesmo) para aprimorar mais ainda a experiência dos meus leitores. O Instagram veio logo depois, mas em função de alguns probleminhas, tive que excluí-lo. Mas é claro que criei outra conta, e lá também você encontra muitas dicas de leitura, curiosidades literárias, inspirações e muitos motivos para gostar de ler.

Para descontrair um pouco, chegamos ao TikTok, buscando conquistar novos leitores e transformar a vida de mais pessoas.

Redes Sociais Ler Pra Quê?

Quem é Bárbara Seibel

Mas afinal, quem sou eu?

Eu sou a Bárbara Seibel, a criadora de tudo isso. 

Nasci na cidade de Venâncio Aires, interior do Rio Grande do Sul. Morei em vários lugares do estado, até chegar no município onde meu pai nasceu, Gaurama e hoje resido a 20 km, no município de Erechim.

Sempre fui uma criança muito solitária, e os livros preencheram meu coração. Desde que aprendi a ler, não abria mão de apreciar a leitura.

Mas, minha outra paixão é a escrita. 

Quando adolescente, depois que a leitura passou a não ser tudo na minha vida, senti que precisava de algo mais. Foi então que comecei a escrever. Meus primeiros rascunhos foram em uma máquina de escrever, que ganhei do meu pai (já contei essa história por aqui). 

Minha primeira obra nasceu nessa mesma máquina. Mas isso é história para outro momento. 

Acabei me distanciando da escrita também, por causa de outra paixão. Sim, a pessoa tinha mais do que uma. A última, era a moda.

Acabei me formando em Moda no ano de 2016. Mas publiquei meu primeiro livro em 2012, aos 20 anos.

Até a criação do Ler Pra Quê (que já estava no papel, mas não tinha um nome ainda) eu ainda trabalhava na área. Aliás, o canal nasceu em plena pandemia, logo no início. Quando todas as pessoas ficaram isoladas em casa, preocupadas com o que estava acontecendo, eu vi ali a necessidade de algo para preencher a vida delas. A leitura tem dessas coisas.

E foi assim que tudo começou. O projeto foi ao ar no dia 31 de março de 2020, ano da pandemia do covid-19, às 19h de uma terça-feira. E é assim até hoje.

Em 2022, no dia 20 de janeiro, publiquei minha obra, a saga “A vida da Morte – Jornada ao Submundo”.

E continuo com essas duas paixões na minha vida. A leitura e a escrita.

Acredito que as palavras podem transformar as pessoas. A leitura também.

Bárbara Seibel, autora de A vida da Morte.

Conclusão

Esse artigo não era para ser motivacional como acabou sendo. Era apenas para você conhecer um pouco da nossa história e saber o porquê existimos.

Mas já que eu gosto de inspirar as pessoas, gostaria muito que você pensasse em todos os seus sonhos e em todas as suas desculpas para não realizá-los. Esse exercício simples pode mudar a sua vida para sempre.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo, então convido você a visitar nossas redes sociais e se juntar a nós!

Ah, e lembre-se:

A leitura transforma as pessoas.

Mil beijos literários e 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *