Ler Pra Quê?

RESENHA PHEBY

Ela sempre acreditou que poderia ser livre e libertar todos os que amava. Só que Pheby nasceu escrava, e algumas coisas são mais difíceis de superar do que ela poderia imaginar.

Nesta história dolorosa, Pheby nos mostra como a força dos nossos desejos mais profundos podem sim, de alguma forma, nos devolver a liberdade tão sonhada.

ESCRAVA APENAS NO NOME

Pheby Delores Brown é a filha mestiça de uma mulher escravizada com o dono da fazenda onde vive. Criada sob a promessa de que ao completar 18 anos ela será libertada e poderá frequentar uma escola e ter enfim a liberdade tão sonhada que sua mãe um dia teve, ela cria expectativas em libertar Essex, seu grande amor. 

Mas é claro que isso não acontece. Primeiro porque a mãe dela acaba sofrendo um grave acidente e morre por causa de infecção. E com isso, a senhora que Pheby serve, encontra um motivo para se livrar dela. Mas a situação fica mais complicada quando Pheby descobre que sua senhora estava tendo intimidades com Essex e o filho que ela carrega é dele. 

Mesmo diante desses fatos, Pheby consegue pensar em um plano para livrar o seu amado de lá antes que o marido da senhora descubra a verdade. 

O plano é bem sucedido, mas assim que a senhora descobre o que Pheby fez, ela a envia para a prisão dos Lapier, mais conhecida como Terra do Diabo, onde ela acaba se tornando a companheira do Carcereiro, que é o homem que comanda o local. 

Até chegar lá, ela é submetida a situações precárias de sobrevivência, passando fome, imersa na sujeira e sujeita a doenças de todos os tipos, enquanto luta para sobreviver. 

Depois de chegar à prisão, ela é tratada como uma verdadeira senhora e o fato de ser a companheira do Carcereiro lhe confere autoridade, sendo assim, respeitada pelos escravos e também pelo seu próprio companheiro. 

Embora Pheby tente pensar em um plano para se libertar e libertar também aqueles que ama, ela descobre que muitas coisas precisam ser sacrificadas.

Divisão de capítulos do livro Pheby.

A AUTORA

Sadeqa Jhonson é uma escritora norte-americana, premiada com o National Book Club Award, o Phillis Wheatley Award e o USA Best Book Award de melhor ficção. 

É professora de escrita criativa na Drexel University, integrante da Tall Poppy Writer e faz parte da Kimbilo (organização de apoio à produção literária de pessoas afro-americanas). Antes de Pheby, publicou outros três romances.

A autora Sadeqa Johnson.

KIT DA TAG INÉDITOS

O Kit de Julho/2022 da TAG Inéditos é composto por:

1. Livro com brochura: Inspirada na história de Pheby Delores Brown, a arte da capa traz uma representação da protagonista, menina negra de pele clara, rodeada por um manto de flores amarelas, remetendo ao título original da obra, Yellow Wife.

2. Box Colecionável;  

3. Marcador de Páginas;

4. Revista sobre a obra; 

5. Mimo: teve livro em dobro sim! Mas não é qualquer livro! Os sofrimentos do jovem Werther foi o primeiro romance de Johann Wolfang von Goethe, um dos maiores nomes da literatura alemã, publicado em 1774. Um livro que fala sobre o amor profundo e não correspondido.

Kit de julho/2022 TAG Inéditos.

ASSISTA AO VÍDEO RESENHA

Pheby é uma narrativa cativante, repleta de dores e coragem e muita persistência. Um enredo fictício que foi inspirado na história real Mary Lumpkin, na prisão dos Lumpkin, em Richmond, Virgínia, Estados Unidos do século XIX.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelos olhos de Pheby, e conta com 318 páginas divididas em capítulos curtos e envolventes. 

Sem dúvidas, um livro instigante, que você não quer parar de ler e quer saber se terá um final feliz. A leitura aborda o funcionamento da prisão escravagista da época, bem como as situações indecentes às quais os escravos eram submetidos para serem traficados ou comercializados. 

Outros temas como relacionamentos familiares são abordados. Tudo se torna muito doloroso ao ler essa narrativa, mas com certeza, você vai se inspirar na força de uma mulher cuja mãe sempre dizia que ela era escrava apenas no nome. Uma leitura para refletir e perceber o valor que só a liberdade de ser quem somos, pode nos trazer.

Se você gostou desse conteúdo, convido você a compartilhar esse post com todos os seus amigos! 

Eu fico por aqui,

mil beijos literários e até a próxima!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x