Ler Pra Quê?

Para um ano diferente, escolhas conscientes

Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.

Sou daquelas pessoas que criam murais de imagens, painéis disso e daquilo, e que gostam de enfeitar a vida com poesia.

Mas também sou aquela que gosta de planejar os detalhes.

Aliás, fazer isso é de extrema importância para nos direcionar, alinhar-nos com algo maior e nos ancorar ao nosso propósito, seja ele grande ou pequeno.

Para concretizar essa organização, criei uma tradição na primeira semana do ano e a sigo desde então. Era algo simples, mas sempre muito significativo: elaborar um quadro de visualizações com as metas para o novo ciclo.

No entanto, neste ano, agi com mais consciência. Reduzi os objetivos e me concentrei naquilo de que realmente não abriria mão. Para isso, iniciei tomando decisões difíceis, justamente com o intuito de que o ano começasse sob uma nova perspectiva. Assim, em vez de estabelecer metas insanas para executar ao longo dos meses, delimitei onde depositaria meus esforços e o que me desafiaria ao menos um pouco.

Esse painel é diferente do mural dos sonhos, no qual colocamos tudo o que idealizamos. Nele, costumo inserir o passo a passo para trabalhar três áreas da minha vida. Isso significa que não olharei para as outras? Não exatamente. Seleciono as frentes que mais precisam de atenção no momento atual e observo aquilo que desejo construir com o passar do tempo. Essa estratégia me permite canalizar o foco para o lugar certo.

Você até pode fazer esse exercício para todas as áreas da sua vida, mas comece mirando, no máximo, em três grandes objetivos, para não descentralizar o foco. A partir deles, faça o caminho reverso, questionando como alcançá-los ao longo de um ano. Vá anotando cada hábito ou ação que precisa ser criado para que se tornem realidade.

Por exemplo, se um dos seus grandes objetivos em 2026 for se tornar uma pessoa mais saudável, pergunte-se o que alguém com esse estilo de vida faria para atingir essa meta. Algumas ações possíveis podem ser ter o acompanhamento de um nutricionista, consumir alimentos mais nutritivos, praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana.

Você pode repetir esse modelo para os outros objetivos, mas lembre-se de acompanhá-los mês a mês. Nada de deixar os planos apenas expostos sem encará-los de frente.

Para que isso seja possível, o mural das metas fica próximo ao dos sonhos. Nele, costumo inserir post-its com cada ação a ser realizada. Ler diariamente essas atividades me recorda como devo dedicar minha energia ao longo dos próximos doze meses.

E, para que o ano seja diferente, precisamos pensar e agir diferente.

Então, comece hoje. Não deixe sua vida para depois.

Indicações de leitura:

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.

O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. O autor aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego. 

Leia também:

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!

Destaques

5 1 voto
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
Receba nossa newsletter

Pílulas da Semana

Nossa dose semanal para ajudar a cuidar da sua vida literária: reflexões, indicações de livros e muita inspiração na sua caixa de entrada.

WhatsApp Comunidade
Ler Pra Quê?
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.