Ler Pra Quê?

A arte de celebrar a vida: reflexões sobre o início de um novo ciclo

Temos o hábito de celebrar datas importantes — entre elas, o aniversário. Conheço pessoas que não gostam de comemorar o dia do seu nascimento, talvez por traumas passados, mas esse não é o meu caso.

Eu me encaixo na situação oposta: quanto mais celebração, melhor.

Mas, para mim, comemorar vai além de datas marcadas. Gosto de valorizar as pequenas coisas, de transformar instantes comuns em momentos especiais. Poucos gostam das segundas-feiras, por exemplo. Não sei exatamente o porquê — talvez por estarem associadas ao início da rotina de trabalho ou simplesmente por alguma razão abstrata.

Escrevo isso numa quarta-feira, meu aniversário. Mesmo sozinha, escolhi fazer deste dia uma celebração. Volto-me para o leste para assistir ao sol nascer mais uma vez, como ele faz todos os dias, sem que muitos sequer percebam o horizonte se iluminar. Enquanto o contemplo, imagino que esse espetáculo é só para mim — sei que isso pode soar egoísta, mas confesso que há algo de mágico nessa sensação.

E, nesse instante, lembro-me do valor de celebrar o que é simples. Quando fazemos isso, percebemos que a verdadeira felicidade sempre esteve perto, a apenas um olhar de distância.

Enquanto vejo o sol surgir mais uma vez, faço um único pedido: que todas as pessoas no mundo possam contemplar essa luz — uma luz que parece vir de fora, mas que, na verdade, sempre esteve dentro de nós. Só precisamos aprender a enxergá-la.

Que este novo ciclo me permita continuar compartilhando boas histórias com você — e que possamos celebrar juntos, de alguma forma, cada instante precioso da vida.

Então, sem mais delongas, vem comigo, porque vamos começar!

Gostou desse conteúdo? Leia também:

Reflexão
Bárbara Seibel

Agradeça sempre que possível

“A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras.” – Cícero É difícil ser grato quando as coisas em nossas vidas não estão indo bem. Mas é exatamente nesses momentos que precisamos buscar, no nosso íntimo, se realmente não há motivos para agradecer.

Leia mais »
Reflexão
Bárbara Seibel

Fazer o que é possível

Acredito em roteiros, em planejamento, em organização. Essas coisas, naturalmente, facilitam os processos e mantêm a ordem. Facilitam a vida, de um modo geral. Mas… e se tudo aquilo que foi planejado precisasse, de repente, ser alterado de última hora? O que fazer? Dá uma agonia só de imaginar, não

Leia mais »
Reflexão
Bárbara Seibel

O preço da mudança

Mudança é uma palavra que, às vezes, nos assusta. Será que é porque temos medo do que é novo, do que é diferente, que sentimos tanta dificuldade em aceitá-la? É provável que a resposta seja sim. Mas a mudança tem várias faces. Por exemplo, ela nem sempre é grande. Na

Leia mais »
Cultura
Bárbara Seibel

A culpa não é de Mercúrio

Na mitologia romana, Mercúrio era o deus das viagens, do comércio e da comunicação. Os gregos o chamavam de Hermes, isto é, intérprete ou mensageiro. Ele é frequentemente representado com sandálias aladas e um capacete alado, simbolizando sua velocidade e habilidade de se mover rapidamente entre o mundo dos mortais

Leia mais »
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!
5 2 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
Receba nossa newsletter

Pílulas da Semana

Nossa dose semanal para ajudar a cuidar da sua vida literária: reflexões, indicações de livros e muita inspiração na sua caixa de entrada.

WhatsApp Comunidade