Ler Pra Quê?

A BIBLIOTECA DA MEIA-NOITE ┃ RESENHA

É o não saber que nos enlouquece.

A resenha de hoje é mais do que especial, porque fala das possibilidades que a vida nos dá todos os dias. Podemos escolher uma caminho ou outro. Afinal, que vida você gostaria de ter?

É em meio às essas e outras perguntas que vive Nora Seed, nossa protagonista em A biblioteca da meia-noite. Sim, é o não saber que nos enlouquece.

Vamos conhecer o ganhador do prêmio Goodreads para melhor livro de ficção, Finalista dos British Book Awards para Melhor Livro de Ficção, e Autor bestseller New York Times, Sunday Times e Amazon!

Livro A biblioteca da meia-noite.

O ENREDO

Nessa obra muito reflexiva, conhecemos Nora Seed, com sua infinidade de quases. Ela poderia ter tomado muitas decisões na vida, cada uma delas a levaria a um destino completamente diferente, no entanto, após ser notificada pelo seu vizinho que seu gato foi encontrado morto, ela não vê mais qualquer sentido na vida. 

Primeiro porque o dono da livraria onde trabalhava a demitiu. Segundo porque o irmão Joe, com quem não fala muito há anos por causa de um desentendimento que tiveram quando estavam em uma banda de rock.

Nora poderia ter sido musicista, nadadora, filósofa, esposa, viajante, glaciologista. Mas ela não continuaria essa história porque ela decidiu deixar essa vida. Ela tomou alguns comprimidos e uma garrafa de vinho. Enquanto esperava pela morte, escreveu um bilhete de despedida e deixou um recado no telefone do irmão. Depois, tudo ficou escuro.

Na biblioteca, ela encontra a senhora Elm, a bibliotecária com quem tinha afinidade quando era criança. A senhora Elm lhe explica que o lugar onde está é uma biblioteca, e todos os livros tem a mesma cor, nesse caso são verdes, e em cada um deles ela tem uma história diferente. Quando ela abre qualquer livro e começa a ler, imediatamente ela atravessa esse portal e vai parar onde estaria naquele momento caso tivesse tomado determinada decisão.

A senhora Elm lhe mostra o livro dos arrependimentos, no qual estão listadas todas as coisas que fazem de Nora uma pessoa tão triste com a vida. 

É assim que ela descobre como teria sido a sua vida caso seguisse a vontade de seu pai, que era torná-la uma nadadora olímpica, se tornando uma celebridade e referência mundial. Mas mesmo com todos esses pontos positivos, algumas coisas não a deixavam feliz nessa vida, o que a fez retornar para a biblioteca da meia-noite.

Ela também experimentou como teria sido a sua vida, caso tivesse continuado na banda de rock de seu irmão. Ela teria se tornado uma grande celebridade, se envolvido em problemas, mas tendo as melhores músicas e muitos fãs. Nessa vida, seu irmão Joe estaria morto. Então ela retorna para a biblioteca.

Quando era criança, ela queria ser glaciologista. Foi isso o que ela disse a senhora Elm. Talvez nessa vida ela estaria com a sua amiga Yzzi. Ela encontra a aventura e é uma grande estudiosa do setor. Ela conhece um rapaz chamado Hugo que acaba lhe contando que ele também transita entre as vidas que ele poderia ter. Falou inclusive, que eles já tinham sido casados em outras vidas. Nora fica interessada nele, e ele conta que conheceu uma estudiosa de física quântica que lhe explicou o fenômeno pelo qual estão passando. 

Nesse momento Nora busca compreender muitas coisas, inclusive, que ela não deveria estar ali.

Depois de passar por várias experiências de vidas boas e ruins, ela vai para uma vida onde teria aceitado o convite de um médico cirurgião chamado Ash. Ela descobre que nessa vida ela é muito feliz, dá aulas de filosofia na universidade, tem muito dinheiro e uma filha pequena que lhe desperta o desejo de ser mãe, algo que até então ela não tinha.

Mas ao passo que ela descobre o quanto essa vida é boa, Nora percebe que ela é uma farsa. Ela não viveu todas as experiências necessárias para estar ali, e por isso o sentimento de não pertencer aquele lugar se torna cada vez mais insuportável, mesmo tendo uma vida feliz. Nora sabe que se sair daquela vida, ela não pode mais voltar. 

Quando Nora volta para a biblioteca, ela se sente frustrada. A vida com Ash era ótima, a melhor escolha que poderia ter feito, mas não poderia ter ficado lá. Precisava estar lá de verdade.

Nora ainda experimenta outras vidas diferentes, mas sempre retorna para a biblioteca, até que ocorre uma pane no sistema e muda todos os seus planos e os da senhora Elm.

Eu vou parar por aqui, porque já dei muitos spoilers.

Miolo do livro A biblioteca da meia-noite.

QUEM É NORA SEED

Aos 35 anos, Nora é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Ela é formada em filosofia, foi nadadora aos 14 anos, está em um emprego de atendente na Teoria das Cordas há 12 anos, dá aula de piano para um menino, tinha um gato malhado de pelo laranja chamado Voltaire… 

Mal fala com seu irmão Joe, com quem tinha uma banda durante a adolescência, e a decisão de se casar com seu ex-noivo Dan a fez adiar aquele universo também.

Havia também a sua amiga Yzzi com quem não falava muito como há um certo tempo. Mas que trocavam mensagens de vez em quando.

Quando Nora não viu mais sentido em sua existência, ela começou a se encher de tristezas e arrependimentos. Mas ao chegar na Biblioteca da Meia-Noite, ela ganha uma oportunidade para fazer tudo de novo.

A biblioteca da meia-noite (livro e luva).

O AUTOR

Matt Haig é autor best-seller internacional de Razões para continuar vivo (Reasons to Stay Alive), Observações sobre um planeta nervoso e seis romances para adultos, incluindo A possessão do Sr. Cave, Como parar o tempo, Os humanos, Os Radley, e sociedade dos pais mortos.

Ele também escreve livros premiados para crianças e adolescentes, incluindo Floresta Sombria e um menino chamado Natal, que está em adaptação para o cinema.

Vencedor do Prêmio Goodreads de Ficção de 2020, A biblioteca da meia-noite é seu romance mais recente e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo todo.

O escritor Matt Haig.

O KIT DA TAG INÉDITOS

O Kit de Julho da TAG Inéditos é composto por:

1. Livro com brochura; As páginas do livro trazem mais de 70 ilustrações exclusivas inspiradas na obra. A edição especial de aniversário conta com uma pintura trilateral verde, acabamento de luxo que deixa a caixinha ainda mais especial.

2. Box Colecionável: A história deste mês é uma viagem literária por tudo aquilo que poderia ter sim: Nora Seed é agraciada com a chance de refazer seus passos e trocar sua vida por uma completamente nova. Para isso, a TAG convidou o estúdio Foresti Design para representar os múltiplos universos da protagonista.

3. Marcador de Páginas;

4. Revista sobre a obra;

5. Mimo: Em comemoração aos 7 anos do clube, celebramos grandes autores que formaram seus leitores. Com estampas sortidas, o mimo é uma ecobag para carregar sempre! As ilustrações são de autoria de Carol D’Ávila.

Kit TAG Inéditos Edição Aniversário de 7 anos.

OS 7 ANOS DO CLUBE

Em julho, os taggers foram convidados a participar de uma gincana literária para celebrar o aniversário do clube. 

Em meio à nossa rotina corrida do dia-a-dia, nos desafiamos a conhecer outras pessoas e bater aquele papo gostoso, cheio de energia, livros e calor, muitas risadas.

Quem quisesse participar, tinha que acionar a bússola da sorte, pela qual nos encontraríamos nossa equipe:

1. Hogsmeade;

2. Terra de Oz;

3. Westeros;

4. Macondo.

Nos reunimos em grupos no Telegram para acompanhar a gincana e assim, conseguir entregar as tarefas que nos eram solicitadas. Participamos de diversos encontros online, splits de leituras, tarefas surpresas e claro, muito perrengue para sair na frente nessa gincana.

Foi muito bom fazer parte dessa gincana com a equipe Terra de OZ, onde pude conhecer pessoas incríveis, de diversas partes do país, que compartilhavam gostos diversos sobre leitura.

A maior lição que aprendemos, é sem dúvida, que juntos somos mais fortes do que qualquer ciclone. Nós somos o olho do furacão.

ASSISTA AO NOSSO VÍDEO RESENHA

A grande reflexão dessa história é que se somos capazes de decidir sobre as nossas vidas. Todos temos esse poder. 

Nora era boa em muitas coisas mas não conseguia ver isso, e se frustrava por acreditar que ninguém se importava com ela, o que não era verdade. Ela tinha um livro de arrependimentos que era muito pesado. 

Ela teve que aprender a revê-los para entender que não precisava ser tão pesado. Conforme avançava as vidas que poderia ter vivido, ela entendeu que nem tudo foi culpa dela. Sempre haveriam coisas que aconteceriam de qualquer forma.

É um livro inspirador, nos faz pensar nas possibilidades de uma vida melhor. Na verdade, em todas as possibilidades. É enlouquecedor. Você nunca mais pensará de outra forma depois de ter essa experiência!

Confira o vídeo que preparei para você:

Se você gostou desse conteúdo, convido você a compartilhar esse post com todos os seus amigos! 

Eu fico por aqui,

mil beijos literários e até a próxima!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe!
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários