Ler Pra Quê?

7 LIVROS COM PROTAGONISTAS ANIMAIS

No dia 14 de março celebramos o Dia Nacional dos Animais, uma data muito importante para quem tem um amiguinho sempre por perto.

A criação desta data ajuda a conscientizar sobre a importância dos direitos dos animais. Através dela, foi possível criar um documento chamado “Estatuto dos Animais”. Nele se encontram todas as diretrizes acerca de como garantir o bem-estar e combater os maus-tratos e outras formas de violência animal.

E para homenagear esses queridos que nos amam tanto, selecionamos 7 dicas de leitura com protagonistas animais.

Confira a nossa lista:

1. Marley e Eu, de John Grogan

John e Jenny eram jovens apaixonados com uma vida perfeita quando resolveram adotar um cãozinho. Após visitar uma fazenda, escolheram Marley, encantados com a doçura da mãe do filhote. Porém, depois de conhecerem o pai da ninhada, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro, John e Jenny torceram para que Marley tivesse puxado à mãe, mas as preces deles definitivamente não foram atendidas. 

Daquele dia em diante, a vida da família Grogan nunca mais foi a mesma ― ainda bem! Marley se mostrou um cão único, que arrebentava portas quando ouvia trovões, atravessava paredes de compensado, babava nas visitas, roubava roupas do varal dos vizinhos e comia tudo que via pela frente, incluindo forros de sofás e joias. John e Jenny tentaram controlá-lo, é claro, mas as escolas de adestramento não deram em nada ― Marley chegou até a ser expulso de uma por ridicularizar a treinadora. Só que o coração do cachorro era puro, e seu amor e lealdade, infinitos.

Dividindo as alegrias e os sofrimentos ao lado de John e Jenny, inclusive quando os bebês do casal enfim chegaram, ele apoiou e acompanhou sua família humana nas situações mais difíceis. Como todo bom cão, Marley conquistou corações com seu espírito brincalhão e levado e, acima de tudo, mudou para sempre a vida de todos aqueles que encontrou.

Marley & eu, de John Grogan.

2. Quatro vidas de um cachorro, de W. Bruce Cameron

Esta é a inesquecível história de um cão que, após renascer várias vezes, imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: por que estamos aqui? 

Emocionante e com boas doses de humor, este é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais.

4 vidas de um cachorro, de W. Bruce Cameron.

3. A revolução dos bichos, de George Orwell

Uma fazenda é tomada por seus animais maltratados e sobrecarregados. Cheios de idealismo, eles se propõem a criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade, administrando o local por conta própria. 

Os porcos, então, assumem o comando e, com suas habilidades de alfabetização, vão aos poucos mudando as regras que os animais haviam estabelecido previamente. 

Dessa forma o palco está montado com uma crítica muito bem escrita de como os ideais socialistas são corrompidos por pessoas poderosas, como as massas iletradas são aproveitadas e como os líderes comunistas se transformam em capitalistas.

A Revolução dos Bichos, de George Orwell.

4. Pax, de Sara Pennypacker

Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. 

Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.

Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. 

Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.

Pax, de Sara Pennypacker​.

5. Os Pinguins do Sr. Popper, de Richard e Florence Atwater

O Sr. Popper, pintor de paredes, tem um sonho: ser um explorador na Antártica e viver entre seus animais favoritos, os pinguins. Ao escrever uma carta para o almirante Drake, renomado explorador da Antártica, recebe um presente na porta de sua casa: um pinguim de verdade. Logo o bichinho ganha uma companheira, e antes que se dê conta o Sr. Popper tem um rinque de patinação no gelo em seu porão e uma dúzia de lindos pinguins vivendo em sua casa.

Quase sem dinheiro para alimentar a família e com uma dívida cada vez maior por conta de compras e mais compras de peixe fresco e camarões, o que o criativo Sr. Popper poderia fazer? Treinar seus pinguins e colocar o pé na estrada com um belo espetáculo, é claro! Assim, Os Pinguins Performáticos do Sr. Popper saem em viagem para apresentar seus números (e suas confusões) nos teatros de todo o país.

Uma história inesquecível que se tornou o clássico mais querido de várias gerações de leitores e deu origem ao filme Os Pinguins do Papai, estrelado por Jim Carrey.

Os pinguins do Sr. Popper, de Richard e Florence Atwater.

6. Um gato de rua chamado Bob, de James Bowen

É uma tarde de outono em Covent Garden, Londres. Trabalhadores correm para o almoço, turistas brotam de todos os lados e clientes entram e saem das lojas. No meio de tudo isso está um gato. Usando um vistoso lenço Union Jack em volta do pescoço e cercado por uma multidão de 30 espectadores de boca aberta, Bob, o gatinho cor de laranja, sorri ― é, sorri ― timidamente. 

Próximo a ele, está seu dono James Bowen, com seu violão surrado, cantando músicas do Oasis. Então, ele para de tocar e se abaixa para Bob: “Vamos, Bob, cumprimente!”, diz. Bob mexe os bigodes, levanta uma pata e a estende para James. A multidão assobia. Não é todo dia que se vê um gato sentado, calmamente, no centro de Londres, aparentemente sem se abalar com o barulho das sirenes, os carros passando e todo aquele movimento ― mas Bob não é um gato comum…

Um gato de rua chamado Bob, de James Bowen.

7. Gatos Guerreiros - Na floresta, de Erin Hunter

Esta é a primeira aventura da incrível série Gatos guerreiros.

Esta é a saga de quatro clãs de gatos selvagens que lutam pela sobrevivência numa floresta. Este volume, Gatos guerreiros: na floresta, conta as aventuras de Ferrugem, um “gatinho de gente” que, recrutado pelo Clã do Trovão, acaba se mostrando um verdadeiro guerreiro ao defender com coragem e integridade o clã que o acolheu.

Gatos Guerreiros - Na floresta, de Erin Hunter.

Os melhores amigos de um leitor

A maioria leitores tem um animal de estimação (os pet lovers), por isso não poderíamos deixar de fazer essa pequena homenagem para eles. 

As nossas dicas de leitura são para inspirarem aqueles que não possuem um “amiguinho” por perto, já que nem todas as pessoas podem ter esse privilégio.

Ah, e se você ama gatos, tenho um Instagram para indicar para vocês:

Espero que você tenha gostado da nossa lista, então, se faltou algum livro nela, deixe a sua sugestão nos comentários!

Mil beijos literários,

Até a próxima!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x