Dezembro sempre chega como um convite silencioso: desacelerar, respirar e olhar com cuidado para tudo o que vivemos. É também a época perfeita para colocar a leitura em dia, principalmente com livros curtos, daqueles que cabem nos intervalos entre compromissos, nas pausas necessárias e até nos dias mais corridos.
Pensando nisso, separei 5 livros breves, intensos e transformadores, todos já recomendados ou comentados em algum momento no Ler Pra Quê, para você fechar o ano com histórias que realmente fazem sentido.
1. Futuro Ancestral, de Ailton Krenak
Um livro curto e necessário, de um filósofo contemporâneo que nos recorda da necessidade de nos reconectarmos à Terra para entender o verdadeiro sentido da vida.
A obra conta com 128 páginas e tem linguagem acessível. Garanta o seu exemplar clicando no botão abaixo:
2. Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
Uma autora contemporânea aclamada por sua obra literária, que dá protagonismo a personagens negras e periféricas, aborda temas como racismo, desigualdade e ancestralidade, e utiliza a “escrevivência” para retratar a realidade a partir das vivências de seu povo.
A obra contém 120 páginas, numa narrativa que só Conceição Evaristo é capaz de nos conduzir à medida em que nos emociona.
3. Em agosto nos vemos, de Gabriel García Márquez
Um livro póstumo do autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, considerado um hino à vida, ao desejo feminino e à resistência do prazer apesar da passagem do tempo. A obra possui 132 páginas que podem ser desfrutadas ao som de Clair de Lune, de Debussy, para aprimorar a sua experiência de leitura.
4. O que resta de nós, de Virginie Grimaldi
Um enredo que entrelaça a vida de três personagens solitários e que nos ensina sobre valores, convivência e solidariedade. A obra conta com 272 páginas, com uma narrativa leve e fluída.
5. A vida da Morte - Jornada ao Submundo, de Bárbara Seibel
Uma aventura de apenas 198 páginas que vai tirar você da zona de conforto nesse período do ano:
Daniel é um jovem de dezesseis anos, que assim como a maioria dos seres humanos, vive no Intermediário. Mas, em uma noite sombria, ele é arrastado, misteriosamente, por criaturas grotescas e eufóricas até o Submundo, um lugar onde os seres humanos não tem permissão para entrar. Blenda, o seu anjo guardião, se desespera ao descobrir que falhou em sua missão e recebe ordens do Princípio para ir resgatá-lo, mas, para isso, ela precisa da ajuda de um misterioso Mestre no Intermediário e, assim, eles iniciam uma perigosa jornada ao Submundo.
Indicação bônus:
Um livro de poesia do nosso poeta e colunista Guilherme Mossini Mendel, com uma obra que traz inúmeras reflexões sobre o papel do ser humano. Saiba mais sobre a sua nova obra clicando no post abaixo:
Essas indicações foram pensadas no ritmo acelerado do fim do ano, justamente para ser possível inserir uma pausa com leitura, mesmo que por alguns minutinhos.
Leituras que nos ajudam a refletir com mais presença sobre as situações que vivemos, nossas escolhas diárias e também sobre nossos vínculos afetivos.
E você? Qual livro acrescentaria nessa lista?








