Título: “Escritores da Liberdade”
Título original: “Freedom Writers”
Diretor: Richard LaGravenese
Produtores: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher
Roteirista: Richard LaGravenese
Ano de lançamento: 2006
Duração: 123 minutos
“Escritores da Liberdade” conta a história de uma professora que enfrenta o desafio de conquistar uma turma de adolescentes extremamente difícil, composta por grupos provenientes de culturas distintas, repletos de preconceitos, tendo em comum apenas as suas duras realidades. Com dedicação e sacrifícios pessoais, ela busca novas abordagens para alcançar seus alunos e ajudá-los a mudar a visão de mundo deles e ampliar seus horizontes.
Baseado em fatos reais, o filme levanta questionamentos essenciais sobre a educação, destacando que nem sempre os estudantes se encaixam nos sistemas tradicionais de ensino e que, por outro lado, esses sistemas muitas vezes falham em compreender e atender às necessidades individuais de cada jovem. A obra evidencia como o ensino pode ser um instrumento poderoso de transformação, não apenas acadêmica, mas também social e emocional.
Sendo assim, por conta de sua emocionante narrativa, das reflexões instigadas por ela (sobre empatia, determinação e o poder da educação), das atuações cativantes entregues pelos atores (principalmente pela protagonista Hilary Swank) e da empolgante trilha sonora na qual predominam potentes canções do rap norte-americano dos anos 90, “Escritores da Liberdade” é uma excelente escolha para exibições em salas de aula.
Onde assistir? O filme está disponível na Netflix, Amazon Prime Vídeo, Apple TV e Google Play Filmes.