Título: “Caramelo”
Diretor: Diego Freitas
Produtores: Iafa Britz, Diego Freitas e Mauro Pizzo
Roteiristas: Diego Freitas, Rod Azevedo e Vitor Brandt
Ano de lançamento: 2025
Duração: 100 minutos
Estrelado por Rafael Vitti e pelo carismático cão Amendoim, “Caramelo” retrata a vida de Pedro, um jovem cozinheiro prestes a realizar o sonho de assumir o posto de chef no restaurante onde trabalha. No entanto, um diagnóstico inesperado muda radicalmente seus planos. Nesse ínterim, surge em sua rotina um vira-lata que, com o seu jeito inocente e espontâneo, traz para o cotidiano do cozinheiro dores de cabeça diferentes daquelas que ele vem sentindo; porém, além disso, abre os seus olhos para o autocuidado, a desaceleração e a empatia que estavam faltando na vida de Pedro.
O filme já inicia trazendo à tona uma das atitudes mais vergonhosas ainda observadas em nosso país: o abandono de animais domésticos. Em contrapartida, ilustra o outro lado dessa custosa moeda: o acolhimento desses doces seres vivos por parte de indivíduos e entidades independentes. A narrativa emociona tanto pelo retrato fiel dos comportamentos do protagonista canino — facilmente reconhecíveis por qualquer amante de cães — quanto pelos dilemas enfrentados por Pedro, que se vê obrigado a repensar sua vida e seus sonhos. A relação construída entre homem e animal é retratada com delicadeza e ternura, mostrando como o cão pode ser, de fato, o melhor amigo do homem.
Além da trama envolvente, “Caramelo” evidencia o melhor do Brasil, do seu povo e do cinema nacional. É uma prova de que nossa produção cinematográfica pode alcançar altos níveis de qualidade, sem recorrer à vulgaridade para conquistar audiência. O filme transmite uma mensagem de afeto, lealdade e companheirismo, ressaltando a importância de se ter sensibilidade para interagir com os animais e, assim, construir uma sinergia perfeita com eles.
Uma das temáticas principais deste longa-metragem é a amizade, não só entre homem e cão, como também entre humanos. Aliás, durante a exibição, a humanidade ressoa como mensagem subliminar, lembrando um valor que tantas vezes parece esquecido em nossa sociedade. Isso é evidenciado, por exemplo, nos laços criados entre Pedro e Leo.
Em suma, “Caramelo” é um filme que toca o coração, reafirma o valor da amizade entre humanos e animais e mostra que o cinema brasileiro tem muito a oferecer. Uma produção que merece ser vista e lembrada. Como amante de cinema e de cães, foi impossível não me emocionar. Ora chorei com os dramas de Pedro, ora gargalhei com as situações divertidas proporcionadas pelo cãozinho. Ou seja, imperdível!











